A mamografia digital é uma radiografia das mamas, um exame de diagnóstico por imagem. Assim como a mamografia convencional, sua versão digital é realizada por meio de um aparelho de raio-x chamado mamógrafo.
Uma das principais vantagens da mamografia digital é a possibilidade de armazenamento, tanto em computadores quando em nuvem, permitindo o acesso remoto.
Função
Por garantir um diagnóstico confiável, com imagens mais nítidas, a mamografia digital é o principal exame para rastreamento e investigação das suspeitas de câncer de mama.
Como é feito
A paciente se posiciona em pé diante do mamógrafo, o aparelho realiza uma leve compressão em cada mama, nas posições vertical e horizontal, para visualizar os detalhes do tecido mamário. Por fim, as imagens captadas são enviadas a um computador, onde são armazenadas.
Cuidados
A mamografia não exige grandes preparos, mas algumas atitudes podem facilitar o exame e diminuir o incômodo para a paciente.
Evite passar cosméticos na região das mamas e axilas; se tiver próteses de silicone, informe ao profissional que estiver conduzindo a mamografia. Quando possível, escolha uma data longe da menstruação; levar, sempre, resultados de mamografias ou exames anteriores na região das mamas. Essas informações podem ajudar na hora do diagnóstico.