Logotipo Centro Diag. Ecogr. Guido A V. Perez Ltda.

Centro de Diagnóstico por Imagem

Ressonância Magnética

Mamografia Digital

Densitometria Óssea

Raios X Digital

Ultrassonografia

Tudo o que você precisa saber sobre Radiografia Digital (CR)

Os Raios-X são uma forma de radiação eletromagnética, semelhantes a raios de luz, porém mais energéticos e invisíveis ao olho humano. Através dos Raios-X obtemos imagens de diferentes partes do nosso corpo, nas chamadas radiografias.

Foram descobertos pelo cientista alemão Wilhelm Conrad Röentgen em 1885. Como ele desconhecia a natureza desta forma de energia, chamou-a de radiação-X. Por sua descoberta foi premiado com o primeiro prêmio Nobel de Física em 1901.

Durante a Primeira Guerra Mundial os Raios-X já estavam sendo usados para fins de Diagnósticos Médicos.

A radiografia foi o primeiro método de imagem que permitiu observar e diagnosticar um problema no corpo humano, sem que para isso fosse necessária uma cirurgia.

PARA QUE SERVE? 

É um método seguro e amplamente utilizado. A radiografia de tórax pode ser indicada para a detecção de pneumonia, dos ossos para o diagnóstico de uma fratura, da coluna e articulações para o diagnóstico das artroses (“bico de papagaio”) e dos seios da face na pesquisa de sinusites. A radiografia de abdômen pode ser útil na pesquisa de cálculos (“pedras”) nas vias urinárias.

PRECAUÇÕES

Não se deve fazer radiografia em gestantes, principalmente no primeiro trimestre da gestação, pois a radiação pode ter efeito prejudicial para o concepto. Após este período, a gestante poderá ser submetida a uma radiografia, com a colocação de um avental de chumbo sobre o abdômen, para proteger o feto.

Atualmente os aparelhos de Raios-X digitais permitiram uma diminuição na dose de radiação e no número de repetições das radiografias. Com a devida proteção e indicação médica, praticamente não há riscos.

PREPARO 

Nas radiografias simples em geral não é necessário um preparo. No caso da radiografia do abdômen para pesquisa de cálculos urinários, o jejum (8 horas) aliado ao uso de laxativos e antigases, pode melhorar a qualidade do exame.

Devem ser retirados objetos metálicos da parte do corpo que será examinada, como brincos, relógios, fechos de sutiã e cintos metálicos, entre outros, uma vez que eles podem aparecer na imagem.


Ferramenta: POW Sites