Logotipo Centro Diag. Ecogr. Guido A V. Perez Ltda.

Centro de Diagnóstico por Imagem

Ressonância Magnética

Mamografia Digital

Densitometria Óssea

Raios X Digital

Ultrassonografia

Como funciona uma ultrassonografia?

A ultrassonografia ou ecografia é um exame de imagem que utiliza ultrassons para a avaliação das estruturas do nosso corpo. Como não utiliza radiação ionizante, é um exame praticamente inócuo para o nosso corpo. 

INDICAÇÕES 

Permite avaliar de forma detalhada a anatomia dos órgãos ginecológicos internos (útero e ovários) e tem um papel fundamental na avaliação do desenvolvimento fetal. A ultrassonografia 4D permite a visualização ótima tridimensional do feto em tempo real. O CDI dispõe de um aparelho de última geração que se conecta automaticamente ao seu smart phone (IOS ou Android), permitindo o envio das melhores imagens do seu exame.

A ultrassonografia permite detectar doenças focais ou difusas em diversos órgãos do abdômen, como por exemplo no fígado e na vesícula biliar (cálculos biliares/ cirrose/ acúmulo de gordura), baço, pâncreas e rins. A avaliação do câncer de próstata pela ecografia também merece destaque.

Câncer de mama: juntamente com a mamografia e a ressonância magnética, exerce um papel decisivo no diagnóstico e monitoramento dos nódulos benignos e malignos (câncer) da mama.

É amplamente utilizada na avaliação musculoesquelética (ombro, joelho, tornozelo, etc.), permitindo o diagnóstico de tendinites, bursites, além de rupturas de músculos e tendões;

É considerada o melhor método para a avaliação dos nódulos da glândula tireoide;

Ecodoppler: outro uso importante da ultrassonografia é na avaliação das doenças das artérias e veias do corpo, permitindo a detecção de placas de ateromas, trombos, dilatações das artérias (aneurismas) e dilatação das veias dos membros inferiores (as chamadas “varizes”). Através do efeito Doppler, permite avaliar e quantificar os fluxos do sangue dentro das artérias e veias.

A ecografia proporciona também a orientação para as punções e biópsias de nódulos de mama, tireoide e próstata (“biópsia guiada pela ecografia”)

PREPARO

Para avaliação dos órgãos do abdômen, em geral se faz necessário um jejum de 8 a 12 horas, bem como a ingestão de líquidos para se obter a distensão da bexiga urinária.

Ferramenta: POW Sites